sábado, janeiro 20, 2007

Continuação do post anterior

No post anterior, o conceito de liberdade está associado a uma vasta perspectiva do mundo. No primeiro caso, esta está associada ao não conhecer coisas mundanas, por exemplo arte, no segundo caso está associada ao conhecer as coisas mundanas. No primeiro caso está associada à reflexão do homem sobre o mundo, no segundo caso ao conhecimento que o homem tem do mundo. Supõe-se, para o primeiro caso, que a reflexão do homem sobre o mundo traz conhecimento, embora um conhecimento diferente daquele que tem o homem que conhece muitas coisas mundanas. Em qualquer dos casos a liberdade está associada ao conhecimento que o homem tem do mundo, e está implicitamente a supor-se que o homem que conhece o mundo através do conhecimento das coisas mundanas está de certo modo a ter uma perspectiva viciada do mundo, pois está agarrado a essas coisas, elas toldam-lhe o pensamento. Mas há claramente a possibilidade de alguém ter muitas coisas e não estar agarrado a elas e estas trazerem-lhe vastos conhecimentos sobre o mundo, por exemplo se forem muitos livros. Em qualquer dos casos, a liberdade está associada ao conhecimento que se tem sobre o mundo, e supõe-se que para um maior conhecimento, maior liberdade. Resta saber qual das duas doutrinas acerca da aquisição da liberdade está correcta.

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