sábado, janeiro 20, 2007
Continuação do post anterior
Está a supor-se, no post anterior, que a liberdade se adquire ao adquirir-se mais conhecimento sobre o mundo... mas o que é a liberdade? Não são todos os homens igualmente livres? Esta doutrina supõe que não, que quem tem menos conhecimento sobre o mundo é menos livre. Mas porquê associar a liberdade ao conhecimento que se tem sobre o mundo? Porque se supõe que para se ter uma vasta perspectiva do mundo é necessário conhecê-lo e supôs-se que ter liberdade é ter a mais vasta perspectiva possível do mundo. O que é, então, uma vasta perspectiva do mundo? É olhar o mundo a partir de um ponto de vista aberto, com poucas certezas, com as hipóteses em aberto ou, por outro lado, pode ser ter um grande conhecimento das coisas do mundo, ou mesmo ambas. Podemos então supor que ter uma vasta perspectiva do mundo é, simultaneamente, conhecer muitas coisas do mundo e ter as suas hipóteses sobre o mundo em aberto, e que nisto consiste a liberdade. Por isso, a liberdade não tem nada a ver com ter muitas ou poucas coisas - podem ler-se muitos livros e tomar contacto com muitas coisas sem as ter - e há pessoas mais livres do que outras.
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