sábado, janeiro 20, 2007

Consciência

A consciência é material ou imaterial?

5 comentários:

Bhixma disse...

Mera hipótese a testar: a consciência é o efeito material da experiência de si sobre o mundo.
O si é que faz parte dos imateriais, mas ainda não estou muito certo se é apenas uma etiqueta para pensar o imaterial.

yoda disse...

Portanto antes da consciência haveria ainda um eu. não será esse eu o mesmo do que a consciência?

Bhixma disse...

Prefiro o "si" ao "eu" (e volto a reiterar: não sei se é uma etiqueta para designar algo que não compreendemos muito bem...). A consciência parece-me ser um "segundo momento" (julgo que esta frase é de Fichte).
Mas deixo-lhe uma questão: se apenas existem entidades materiais, o que existia em termos físicos antes da constituição da matéria? (não estou a dizer que fosse qualquer "si"...)

yoda disse...

Estou a usar "material" como sinónimo de "físico". Mas não vou fugir à questão. Não sei o que existia em termos físicos antes da constituição da matéria. Fala-se na singularidade, em energia, etc. O que havia, não sei. Mas fica a questão para pensar.

yoda disse...

A propósito da questão deixo aqui este link: http://pckepler.if.ufrgs.br/univ/eras.htm