domingo, fevereiro 25, 2007

Relativismo

A realidade é relativa a quem a percepciona. Por exemplo, diferentes sistemas nervosos podem ver diferentes cores num mesmo objecto. Significa isto que o objecto não tem uma cor? Significa que emite dados que são interpretados de diferentes maneiras por diferentes sistemas nervosos. Mas será que isto se aplica a todas as características de um objecto? Por exemplo, será que um objecto que a nós nos pareça quadrado pode parecer redondo a outro sistema nervoso? O que é um objecto? Um conjunto de dados que são emitidos e recebidos por sistemas nervosos. Voltamos à questão: os objectos não têm existência para lá de serem percebidos. Ou antes, existem como conjuntos de dados, mas não enquanto objectos materiais da percepção. Também, o que é a matéria? Suponho que nem um físico de topo consiga responder a esta questão. Posso supôr que os objectos são conjuntos de dados prontos a serem recebidos por mentes. E supôr que o que a mim me parece uma alface possa parecer uma garrafa a um sistema nervoso completamente diferente do meu. Mas eu faço uma salada com a alface, e será que o outro sistema nervoso bebe da garrafa? Não me parece. Mas por que não? Estamos muito habituados à nossa perspectiva do mundo, que nos esquecemos que o que parece uma alface para nós pode parecer uma garrafa para outro sistema nervoso, e cumprir diferentes funções para diferentes sistemas nervosos. Será que isto é verdade?

Sem comentários: