terça-feira, setembro 04, 2007

Ambiguidade

Uma frase é ambígua se tem mais do que uma interpretação. Há dois tipos de ambiguidade: semântica e sintáctica.

A ambiguidade semântica deve-se a pelo menos uma das palavras da frase ter mais do que um significado. A ambiguidade sintáctica é mais misteriosa, já que nas frases exclusivamente sintacticamente ambíguas não ocorrem termos com mais do que um significado e, ainda assim, a frase tem mais do que uma interpretação (poderíamos dizer que esse tipo de ambiguidade se deve à organização das palavras na frase, o que seria vago e não explicaria nada...). Confiram vós próprios nos exemplos que se seguem.

Um exemplo de uma frase semanticamente ambígua é "Adoro laranjas" e um exemplo de uma frase sintacticamente ambígua é "Gostava de ter um filho do meu cão", sendo que podemos interpretar a primeira como "Adoro as várias tonalidades de cor de laranja" ou "Adoro o fruto chamado laranja" e a segunda como "Gostava que o meu cão tivesse um filho de uma cadela e que eu fosse o dono desse filho" ou, a interpretação mais bizarra, "Gostava de me reproduzir com o meu cão" (há pessoas para tudo...).

Sem comentários: