segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Espiritualidade

O que é a espiritualidade? Algo que não se aprende nos livros, cada um de nós tem de olhar para dentro de si. Há momentos em que me apetecia ser um monge, ter tempo para olhar para dentro de mim e sair da história. A espiritualidade tem a ver com a saída do homem da história, o isolamento, pelo menos a meu ver. Não sei se cada vez mais me apetece sair do mundo ou se são apenas momentos. Há momentos em que me apetece estar só, embora esteja só a maioria das vezes. A espiritualidade tem a ver com solidão - cada um tem de descobrir o seu próprio espírito. Há quem defenda a tese contrária, que a espiritualidade tem a ver com comunhão, e que nos conhecemos estando com os outros, o que não deixa de ser verdade. Mas todos precisamos de tempo para estarmos sós connosco mesmos. E é importante. O que é a espiritualidade?

Sem comentários: