sábado, abril 14, 2007

Escrever/2

Tenho de escolher entre estar a escrever ou estar a ouvir música, porque a música desconcentra-me a escrita. Não estou a escrever sobre nada de especial, estou apenas a debitar palavras, a escrever por prazer, mas sem nenhum fio condutor que faça do que escrevo uma história. Gostava de, um dia, conseguir escrever uma história, um romance. Mas deve ser muito difícil, por várias razões. Primeiro, deve ser difícil escrever bem; segundo, deve ser difícil imaginar o enredo. Não prevejo outras dificuldades. A minha grande luta é a luta por escrever bem, por escrever cada vez melhor, por escrever cada vez mais coisas mais interessantes. Penso que a escrita, por si só, bem escrita, é um apelo enorme ao leitor. Mas tem de ter mais algum apelo, tem de ser mais cativante, e é aí que entra a parte da história. De momento, não estou a imaginar nenhuma história, mas gostava de, um dia, conseguir fazê-lo. Tenho de ter tempo para o fazer. Preciso da paz necessária para parar para pensar e imaginar um enredo básico e a partir daí começar a escrever e desenvolver esse enredo. A base da estrutura tem de ser muito básica, isto é, tem de ser possível fazer-se uma sinopse básica da história. A sinopse é o enredo básico. O pior é desenvolver e criar uma obra com centenas de páginas interessantes e bem escritas. Talvez pudesse tentar, aqui no blogue, começar por escrever pequenas histórias, para treinar. Talvez. Mas por outro lado não sei se é isso que me interessa, mais do que escrever este tipo de textos. Estamos muito agarrados às formas antigas de se fazer literatura e então pensamos sempre em romance ou em poesia e não pensamos nas formas novas que podem surgir, nomeadamente com os blogues.

Sem comentários: