quinta-feira, abril 05, 2007

Forças negativas e forças positivas

No mundo, há forças positivas e forças negativas. As forças negativas são as que geram em nós ódio, raiva, sentimentos negativos. As positivas são as que geram amor, felicidade. Temos de tentar aplacar as forças negativas, esquecê-las. Devemos enfatizar a positividade que podemos encontrar em nós. Penso que as forças negativas, pelo menos estas, se devem ao mundo contigente em que vivemos; a vida é feita de situações e, creio, é nestas que ocorrem as forças positivas ou negativas. Por exemplo, há pouco, tentaram assaltar-me. Só não me assaltaram porque estávamos muito próximos de um café. A minha primeira reacção seria uma de raiva, de ódio pelos assaltantes. Ao invés, pretendo esquecê-los e minimizar a sua influência na minha vida. Devemos tentar minimizar a influência das forças negativas nas nossas vidas. A raiva poderia levar-me a pegar na guitarra e ligar a distorção no máximo e construir uma música bem pesada. Ao invés, acalmo-me, relaxo e procuro sensações positivas. Penso que todos deveríamos tentar isto, sobrelevar as sensações positivas, de amor, de prazer, e esquecer, eliminar, as negativas. Será mais fácil para uns do que para outros, dadas as diferentes condições em que vivemos. Mas a mensagem é esta, e é já a mensagem de Cristo ou de Buda - realçar o bom que há em nós e aplacar num instante o mal.

Sem comentários: