domingo, outubro 07, 2007

Capacidades Mentais e Eu

Uma nota interessante sobre as palavras e a realidade. Dizemos:

"Consciencializo";
"Raciocino";
"Imagino";
"Lembro";
"Sentimentalizo";
"Percepciono";
"Desejo";
"Emociono-me".

É curioso que o único verbo reflexivo seja "Emociono-me". É um facto que também podemos adicionar o pronome pessoal "-me" aos outros mas, no caso da emoção, é necessário que o façamos e, se não o fizermos, estaremos a falar artificialmente, não de acordo com o uso natural da linguagem. Se houver isomorfia entre a linguagem e a realidade, a reflexividade necessária do verbo "Emociono-me" é um sinal de que a capacidade (ou o estado) emocional é uma capacidade (ou estado) mais próxima do eu do que todas as outras. Depois da emoção, a memória é a capacidade que tem, naturalmente, um uso mais reflexivo do que todas as outras, dadas as inúmeras vezes que dizemos "Lembro-me" em detrimento de "Lembro".

Sem comentários: