sexta-feira, outubro 12, 2007

Condições Necessárias e Suficientes

Será que há condições que são apenas necessárias e não suficientes para nenhuma condição? Tomemos o exemplo de eu ir à praia. Não é suficiente para eu dar um mergulho no mar. Afinal, a água tem de estar a uma temperatura agradável, eu tenho de estar com a disposição adequada, etc.

Porém, apesar de eu ir à praia não ser suficiente para que dê um mergulho no mar, é suficiente para outras condições, por exemplo, para que toque a areia (com os pés ou sapatos) para que veja ou ouça o mar, para que pense que estou na praia, ou para que esteja na praia.

O que pretendo dizer é que qualquer condição é, necessariamente, uma condição suficiente para outra condição e não apenas uma condição necessária para uma antecedente; na verdade, pode não ser uma condição necessária para nada, excepto para si própria... poderia não existir e existirem todas as condições que lhe são necessárias.


Nota:
P é uma condição suficiente para Q se, e só se, P implica Q.
P é uma condição necessária para Q se, e só se, Q implica P.

Sem comentários: